Alguém certamente não irá dormir essa noite. Não por insônia, mas por ter vencido pela primeira vez, é, Luiz Ramone foi do azar quando perdeu o bico no início, ao êxtase da vitória na Alemanha, e convenhamos, nada supera a sensação de adrenalina. Um evento surpresa não é qualquer evento, justamente pelo fato de os pilotos não saberem nada sobre ele anteriormente, só mesmo instantes antes da prova, o que deixa tudo muito difícil e com ares de desespero no acender das luzes. Setup padrão, variações extremas de clima, e uma pontuação dobrada, quer mais? Nós sim, eles por hoje talvez não. Pneus para que te quero, assim foi o início de uma corrida espetacular com as cadeiras se invertendo na sala a todo o instante.
Os substitutos vem se saindo bem, e muito bem diga-se de passagem, Raphael Lobo substitui Jadilson Montenegro e não fosse as punições em excesso teria feito um milagre de McLaren, ele resistiu mas as infrações determinaram seu final, e por falar em final, meio grid não completou a prova, por conta das variações no tempo principalmente quando a chuva começou a cair e as trocas foram quase que imediatas, pneus frios e molhados dão nisso, são seguidos por abandonos. Porém os que resistiram bravamente não fizeram chover, mas mandaram as gostas embora. A volta 10 foi a tormenta e o carro de segurança mexeu com tudo três vezes, indo de Strong, Thaigo, Rafinha, Northon, até Ramone se sagrar vencedor, não existe estratégia que aguente isso. Inteligência, persistência e visão de corrida, ponto.
Rafinha e André foram os grandes prejudicados da noite, prejudicados por ele mesmos. Os dois tinham chances claras de vencer, o primeiro por ter acertado a mão em adiantar a primeira troca, mas na recuperação a falta de controle na zebra resultou no muro, já André re-largou muito mal e mesmo com um motor excelente não fez o suficiente. Portanto aquela velha força de vontade aliada a uma dose de inteligência fizeram Ramone erguer a taça, esta que já estava nos seus planos a bastante tempo. Os dedos travaram no controle e o oportunismo de quem via de longe e perto ao mesmo tempo as variações na pista lhe acenderam a chama de vencer. Na última troca as coisas mudaram e ele resistiu bravamente, ora, só dependia dele mesmo, depois de tantos problemas não faz mal algum aceitar a posição que estava, como ele mesmo diz: "É preciso acreditar".
Mauricio Klippel
EVENTO SURPRESA: SETUP PADRÃO, ALTERAÇÕES DE CLIMA, PONTUAÇÃO DOBRADA, DESEMPENHO REALISTA
Classificação:
RODRIGO TRINDADE, JADILSON MONTENEGRO, DIEGO LEITÃO E MAYCON SANTOS NÃO COMPARECERAM NA PROVA.
Resultado:
Pilotos que não completaram a prova: