Dificilmente um piloto consegue chegar nas cabeças em todas as categorias que disputa, no caso de Thiago, com o decorrer do campeonato as coisas foram ficando um pouco diferentes, logo, foi percebendo que poderia sim brigar por mais do que um campeonato. Ele se mostra com excelentes atributos na pista, tem errado claro, como todos os outros, inclusive já marcou passo em algumas etapas, mas mesmo assim ainda consegue manter a consistência em pista, aliada ao seu ponto principal, a tranquilidade e visão apurada do que acontece na prova. Roney Porini é o líder do campeonato com 90 pontos, e Arengue encostou de vez com 80, são apenas dez pontos entre muitos que ainda aguardam. Levando em consideração as mudanças bruscas que temos a cada ‘’cruzar de linha’’, podemos ainda ver reviravoltas, mas é bem provável que, Thiago venha a assumir a ponta em breve se continuar vencendo assim, porque somente vitórias surtem efeito para chegar tão próximo em tão pouco tempo.
Tendo chegado em 3º, Roney ainda marca muitos pontos e com toda a certeza não vai querer entregar a taça nas mãos de Arengue de mão beijada. Ele marca pontos importantes numa boa prova, ganhando duas posições em relação a sua largada. A Sauber não é lá essas coisas, mas ele deu um jeito de chegar no pódio. Thiago, mais um dos Thiagos que abarrotam a Liga, dessa vez o Luz, largava na Pole, com uma Haas até que bem equilibrada ao padrões, porém, não foi fácil segurar a Mercedes do xará na hora da largada. O desempenho acabou caindo muito por conta de alguns erros de percurso, como rodar por exemplo, e amargou um fim de pelotão atípico de quem esperava pelo menos um Top 5.
Rafael Chaves sofreu um bocado hoje, e apanhou também durante suas disputas. Literalmente não foi seu dia, e a McLaren sofrível não pode o levar muito longe, nem seu estilo de pilotagem mudou a rota de uma corrida ruim. Nada ainda está perdido, mas pela consistência que vinha mostrando, o carro que caiu em suas mãos foi um presente de grego. Agora um enorme destaque à Ilton Pessoa, que grande prova! Conquistou na pura garra e técnica 11 posições!, isso sim me deixou espantado, e contente, o desempenho de Ilton tem sido muito bom, muito regular, e agora sabemos o que ele pode fazer com um carro bem acertado nas mãos. Nesse caso foi o motor Ferrari quem o ajudou a chegar em 2º, corrida espetacular, e com direito a ultrapassagens de almanaque. Encerrando com o vencedor, ele ganha mais moral a cada vez que vence, e parece não deixar o impressionismo subir a cabeça, se mantém tranquilo e isso pode lhe render um título. Está nas suas mãos apenas, é apontar, atirar e comemorar, mas talvez ele precise caçar Roney pelo caminho.
Mauricio Klippel
Qualificação (posições e carros decididos através do sistema XP Cards):
Resultado:
RAFAEL SALOMÉ, ANDRÉ SAMPAIO, NÃO COMPARECERAM À PROVA
Pilotos que não completaram: