É mais do que necessário analisar os competidores no contexto todo, e corrida após corrida. Se me deixar levar pela euforia das mesmas, em todas as colunas alguém diferente será o melhor piloto do mundo e todos disputarão títulos. Mas tratemos de acalmar nossos corações afoitos e deixar os pés bem fincados no chão, até porque não estou aqui para brincar com adivinhações. Constância e consistência são as palavras chave para que tudo o que fazem de bom venha a se reverter em algo no campeonato. E sejamos francos, alguns ainda não tem chances de título, mas podem evoluir com o tempo e começar a buscar coisas mais além, já outros fazem mais do que boas corridas. Quer um exemplo? Rafael Chaves.
Se parar e prestar atenção nas suas primeiras provas, quase não se ouve muito falar seu nome, falo de coisas lá de trás. Ok, nem tão lá de trás assim, mas ele veio crescendo, buscando, treinando, evoluindo as estratégias e, aquilo que havia me dito na entrevista acaba se concretizando mais uma vez. Ele é sim, ‘’cerebral’’ ao correr , e tranquilo também. Só o fato de não ser inconsequente e buscar as posições de uma maneira coerente com o que vê na pista já o coloca bem a frente, e dificilmente abandonará por conta disso, perderá posições ou, tirará alguém da prova. Os EUA tem sido um quintal, e hoje andou muito, buscou a ponta na hora certa e fez valer o belo motor Ferrari que tinha nas mãos. Para aqueles que não gostam das dificuldades de Austin, Rafael mostra o quanto já especialista na sequência matadora de ‘’Ss’’ impondo um ritmo excelente e garantindo o 1º lugar no pódio. Já soma uma na categoria PRO, e outra aqui.
Thiago Arengue foi colocado por mim mesmo na primeira prova que venceu e, em outras boas que executou, como alguém forte o suficiente para brigar com qualquer um. Bom, não deixou de ser, o que acontece de negativo vem da forma como oscila, e como comete alguns erros bobos durante as investidas, como hoje, ficando sem bico e parando muitas vezes. Aquela que poderia ser a briga por vitória acaba se tornando a briga do desespero no pelotão de baixo, não pode um Pole Position perder tanto rendimento assim por coisas aleatórias e evitáveis. Percebo um Fayol bem mais tranquilo, focado e aproveitando as oportunidades que aparecem, sendo categórico, conseguiu uma 3º posição por conta do excesso de punições de Leonardo Mautes, que diga-se de passagem fez muito com uma Renault bem mais ou menos.
Me agrada também a dedicação de Roney Porini, que venceu a primeira e ficou em 2º nesta, isso mostra um algo a mais, e só reforça o quanto ter a cabeça no lugar nas devidas proporções da corrida ajuda a se firmar no campeonato.
Mauricio Klippel
Qualificação (posições e carros decididos através de Leilão):
"XXX", JUNIOR PAVIANI E RAFAEL SALOMÉ NÃO COMPARECERAM À PROVA
Resultado:
Pilotos que não completaram: