F1 PROFESSIONAL SÉRIE ESPECIAL - ETAPA 21 - GRANDE PRÊMIO DO MÉXICO - SEASON 03
Matheus Leão e Mercedes se sagram campeões no México
Como vão caros seguidores da RealityXP, foi realizado no dia 30 de outubro a vigésima primeira etapa do campeonato Formula One e-SPORTS RXP Professional Série Especial, prova realizada no circuito Hermanos Rodríguez localizado no México. A classificação de sessão curta ocorreu com céu limpo além do calor já conhecido da região, e nessas condições a primeira fila foi formada pela Red Bull com Wandaick Emanuel na pole com o tempo de 1:16,085, e com Lucas Supremo apenas 0,061 milésimos atrás, Otavio Deslandes abriu a segunda fila à bordo da Alpine, ao seu lado na 4ª posição Golmar Beppler conduzindo a Mercedes, já na terceira fila tivemos uma invasão Ferrarista com Tony Peterson em 5º e Arthur Isaac em 6º. O Líder do campeonato, Matheus Leão não precisava de muito para se tornar campeão aqui no México e fez o 7º tempo. Vale ressaltar que dependendo do resultado ao final da prova a Mercedes também poderia se tornar campeã de construtores.
Assim como na classificação, a corrida ocorreria com céu limpo e sol forte, novamente o gerenciamento de pneus teria um papel importante no resultado final, e sendo assim a grande maioria do grid optou por largar com o composto médio. Lá na frente ambas Red Bulls largaram bem só não contavam que Matheus Leão largaria ainda melhor e antes mesmo da primeira curva já ocuparia o 3º lugar. Se uns largaram muito bem o mesmo não se pode dizer de outros, como por exemplo Arthur Isaac que largou mal, mas muito mal e caiu para a 14º colocação. Tivemos boas disputas mas a melhor parte é que foram de forma limpa e não houve incidentes.
Na quarta volta tivemos a entrada do Safety Car devido a incidente com Eric Maia. Na oitava volta o carro de segurança retornou aos boxes e a corrida foi reiniciada, lá na frente não tivemos alterações nas posições, os pilotos de forma geral foram bem conservadores, talvez não somente pelo fato de evitar batidas mas também de poupar equipamento afinal estávamos ainda no início da corrida. Na décima sexta volta Otavio Deslandes se acidentou e trouxe consigo novamente o Safety Car para a pista, uma ótima oportunidade para realizar a troca de pneus. E Lucas Supremo aproveitou essa chance bem como Tony Peterson, Golmar Beppler, Felipe Portugao, George Silveira, Guilherme Melo e Maurício Galli. E para azar da Ferrari, Arthur Isaac sofreu um acidente durante o período de Safety Car e abandonou a prova.
Ao reiniciar, a corrida tinha como líder Wandaick Emanuel, com Matheus Leão em 2º e Victor Roldan em 3º de Williams com Leo Sava babando para tomar essa posição com sua AlphaTauri. Lucas Supremo era o 6º colocado e Golmar Beppler o 7º, me atentei para eles pois estavam diretamente ligados a disputa pelo título de construtores. Maurício Galli foi o quarto abandono na corrida. Na volta 23 sinto dizer isso mas ao mesmo tempo que Wandaick Emanuel é rápido as vezes parece que falta concentração e isso afeta sua constância, errou sozinho novamente assim como nos EUA e caiu da ponta para a 9ª posição. Após isso, os líderes, na volta 27 eram Matheus Leão com Tony Peterson em 2º e Lucas Supremo em 3º, Victor Roldan de Williams ocupava a 4ª posição com Golmar Beppler em 5º e Wandaick Emanuel que se recuperava um pouco ocupava a 6ª posição.
Na volta 29 enfim Matheus Leão parou para fazer sua troca e com isso caiu para a 13ª posição, porém ficou óbvio que ele ia somente para uma parada quando colocou o pneu duro de faixa branca. Tony Peterson herdou a liderança por hora. Trigésima sexta volta e Wandaick novamente sozinho cometeu um erro só que dessa vez terminal e abandonou a sessão e assim o título se aproximava ainda mais da Mercedes, bem e obviamente Safety Car na pista. Quem se deu muito bem foi Golmar Beppler que estava pouco antes da entrada dos boxes e decidiu fazer novamente uma parada, quem também aproveitou essa oportunidade foi Leo Sava. A corrida teve seu reinício na volta 40, Raul Silva foi mais um abandono da corrida. E Incrivelmente Lucas Supremo também se acidentou sozinho, detalhe enquanto era o líder, Safety Car na pista. E com esse duplo abandono por parte da Red Bull, o caminho para que a Mercedes já fosse campeã nessa corrida ficou aberto mesmo com o erro de Golmar Beppler quando estava em 2º fazendo-o cair para a 11ª posição, pois o fato de Matheus Leão estar vencendo já dava o título para a equipe. Felipe Portugao foi mais um abandono no México,isso na volta 67 e novamente o Safety Car veio para a pista mas a essa altura a corrida já estava decidida somente algo muito extraordinário para mudar o resultado final. Corrida encerrada mais uma vitória para Matheus Leão e junto dela o título de pilotos bem como o de construtores, conquistado por ele pela primeira vez, certamente uma corrida da qual ele não esquecerá, em 2º Tony Peterson com Leo Sava fechando o pódio.
Parabéns a Matheus Leão pelo título e bicampeonato do Professional pela RealityXP, e agora com o título de construtores também na bagagem. Terminamos por aqui, o campeonato acabou mas as corridas ainda não, ainda faltam duas que com certeza contarão novas histórias, eu me despeço e fico no aguardo das próximas corridas e campeonatos.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto do dia:
Não terminaram
Por Felippe Kiss.