F1 PROFESSIONAL SÉRIE A - ETAPA 16 - GRANDE PRÊMIO DOS ESTADOS UNIDOS - SEASON 03
Marcos Silva vence e reduz a diferença para Rafael Almeida na luta pelo título
Caros amigos da RealityXP no dia 12 de outubro foi realizada a décima sexta etapa do campeonato Formula One e-SPORTS-XP Professional Série A no circuito de Austin nos Estados Unidos. A classificação de sessão única ocorreu com o clima seco e foi bem disputada até os momentos finais, e os líderes do campeonato marcaram presença na primeira fila, Rafael Almeida na pole com o tempo de 1:33,833 com Marcos Silva na 2ª posição apenas 0,126 milésimos do primeiro tempo, Alan Cadu no 3º posto e ao seu lado na 4ª colocação Edinei Urso, na terceira fila Sandro Oliveira na 5ª posição e Bruno Fernandes em 6º.
A corrida iniciou com o céu azul, sem chance de chuva e com isso os pilotos tiveram a escolha livre de pneus, a grande maioria optou pelo composto médio mas os 3 compostos estavam presentes no grid. Entre os líderes as estratégias seriam opostas, Rafael Almeida decidiu largar com pneu macio enquanto Marcos Silva optará pelo pneu médio. A largada transcorreu de forma limpa entre os pilotos e com algumas trocas de posições bem interessantes, por exemplo Jefferson Marchi, que levou sua Williams ao 7º posto e Bruno Fernandes que saltou para a 4ª colocação, enquanto os 3 primeiros largaram bem que não deram chances entre si para que disputassem posições.
Volta dez e parece que a escolha de pneus por parte de Marcos Silva foi a melhor, pois ultrapassou Rafael Almeida e foi para a 1ª posição, além disso a corrida se aproximava da janela para a parada nos boxes, veríamos como os pilotos lidariam com a gestão do sapatinho. Na décima quinta volta Rafael Almeida foi para os boxes, e com isso Marcos Silva teria que lutar e muito para abrir tempo suficiente e ter uma chance de voltar em primeiro após fazer sua parada. Na Volta 27 Marcos enfim parou mas não abriu o suficiente e ao retornar dos boxes ocupava a 4ª posição, e com isso teria que remar novamente para a ponta. Giro de número 33 e a primeira vítima do traçado texano veio a tona, Hugo Oliveira foi o primeiro abandono da prova.
Poucas brigas estavam ocorrendo, os pilotos conseguiram uma margem de tempo entre eles superior a 1 segundo, e com isso a corrida deu uma esfriada, porém la na frente Marcos Silva havia reconquistado a ponta. A corrida já estava na quadragésima volta, restando apenas 16 para o seu final. Rafael Almeida, Alan Cadu e Sandro Oliveira foram novamente aos boxes colocar um novo jogo de pneus para a etapa final. Na volta quarenta e um tivemos a segunda vítima em Austin, Tassio Pimentel abandonou a corrida e trouxe junto com ele o Safety Car, muitos pilotos foram aos boxes.
Ao final da volta quarenta e quatro o carro de segurança retornou aos boxes e assim apenas 12 giros restavam para sabermos quem venceria a prova, e com o grid novamente alinhado as brigas voltaram a ocorrer de forma intensa, afinal a corrida acabará de virar uma Sprint Race, não era hora de poupar nada do equipamento. Lá na frente Marcos continuava em 1º mas agora com Alan Cadu em 2º e na sua cola Rafael Almeida, Bruno Fernandes vinha em 4º com Sandro Oliveira na 5ª colocação, Antenor Balbinot fechava os seis primeiros até o momento.
Final de prova, Marcos Silva venceu e nos mostrou que sua estratégia para esta corrida foi mais eficiente que a de Rafael Almeida que chegou em 3º lugar, a 2ª posição foi conquistada por Alan Cadu. E com isso o campeonato continua aberto com os dois ponteiros brigando prova a prova pelo título, dessa vez Marcos Silva Levou a melhor mas Rafael Almeida ainda lidera por 47 pontos, e restando apenas 4 provas tudo continua em aberto. Marcos matematicamente ainda tem chances e com certeza brigará até o fim assim como Rafael que lutará para manter sua vantagem. Me despeço aqui de mais uma corrida disputada e junto de vocês fico no aguardo da próxima etapa.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto do dia:
Não terminaram
Por Felippe Kiss.