MUNDIAL F1 SÉRIE B - ETAPA 16 - GRANDE PRÊMIO DOS ESTADOS UNIDOS - SEASON 04
Luiz Felipe vence prova movimentada em Austin
Caros leitores da RealityXP, no dia 04 de outubro foi realizado o GP dos Estados Unidos no Circuito das Américas, sendo a décima sexta etapa do campeonato Mundial de Formula 1 e-SPORTS RXP Série B, prova realizada no sistema XP CARDS, ou seja, o grid foi formado previamente sem a que a sessão de classificação fosse realizada e com isso quem largou na pole position foi Antenor Balbinot de AlphaTauri seguido por Adriano Almeida a bordo da Ferrari, na segunda fila Anderson Portuga na Mercedes e Evandro Nascimento de McLaren, já a terceira fila foi formada por Raul Silva com a Williams e Gustavo Gallo de Alfa Romeo. A escolha de pneus por parte dos pilotos foi livre e sem a possibilidade de chuva, com isso tivemos todas as três gamas sendo escolhidas.
A largada se deu de forma limpa mas com muitas trocas de posições, quem largou muito mal foi Anderson Portuga, sendo ultrapassado por praticamente o grid inteiro caindo da 3ª para a 17ª posição, Antenor largou bem e não sofreu ataques mais incisivos, outro que também largou bem foi Evandro Nascimento que saltou para a 2ª posição, Gustavo Gallo foi mais um que teve um bom início saiu do 6º para o 3º lugar, dois pilotos foram para os boxes já ao final da primeira volta, Raul Silva em sua Williams e Ana Julia conduzindo sua Aston Martin. E Mal a segunda volta foi aberta Evandro Nascimento acabou abandonando a prova após se acidentar sozinho e com isso trazendo o Safety Car para a pista. Com a saída do carro de segurança na quinta volta tivemos o reinício da corrida, se aproximando da curva fechada ao final da grande reta do circuito tivemos um acidente no final do grid, envolvendo Anderson Portuga e Fayol Aguiar, pior para Portuga que além de ter causado o toque com Fayol ao tentar ultrapassar Ana Julia (ou seu fantasma) também bateu e teve seu carro destruído e assim abandonou a prova, e por pouco Fayol não acerta a Aston Martin de Ana Julia e novamente o Safety Car veio para a pista.
A relargada foi dada na oitava volta e logo de cara Caio Gil conquistou a 3ª posição deixando Adriano Almeida na 4ª colocação, mas novamente o Safety Car retornou a pista após incidente com Marcelo Luzia. Corrida reiniciada na volta 11, Balbinot larga bem novamente e dispara enquanto isso Caio Gil toma a 2ª posição de Gustavo Gallo e com isso a AlphaTauri ficava nas duas primeiras posições. Marcos Silva e Anderson Totys até o momento não estavam com sorte, ambos teriam que fazer uma corrida de recuperação caso quisessem chegar aos pontos. Luiz Felipe fazia uma corrida espetacular com o carro da Red Bull e na vigésima volta chegou a 2ª posição, quem também fazia uma excelente corrida até o momento era Leo Fera de Ferrari que ia ganhando posições e já ocupava o 6º posto.
Na abertura da volta vinte e cinco Marcos que conseguiu se recuperar escalando o grid, foi para o tudo ou nada para cima de Leo Fera e Rudney Rocha que fazia até o momento uma bela corrida de Alpine, nessa investida Marcos tocou em Leo que por sua vez tocou em Rudney, e com isso Marcos ultrapassou ambos, Rudney ainda se recuperou mas na curva seguinte Leo Fera acabou rodando, muito provavelmente por ter algo em seu carro quebrado no toque com Marcos, e com isso Léo Fera saiu da zona de pontuação e acabou abandonando a prova. Na volta vinte e seis Luiz Felipe chegou de vez em Balbinot, conseguiu a ultrapassagem e alcançou a 1ª posição, porém ao final da volta Luiz Felipe rodou e tomou uma punição, o prejuízo só não foi maior pois Balbinot decidiu ir para os boxes.
Com metade da prova disputada, a liderança pertencia á Luiz Felipe, seguido de Antenor Balbinot e Marcos Silva, com o passar das voltas os pilotos foram se distanciando e com isso as disputas foram diminuindo. Na volta trinta e oito as Alpines duelavam pela 10ª posição, melhor para Hugo Oliveira e pior para Rudney que além de perder a posição também rodou, seu prejuízo só não foi maior pois a distância que tinha para Adriano era muito grande. Quem foi do céu ao inferno foi Caio Gil que desde o início da prova se manteve no pelotão da frente mas após as paradas despencou pela tabela tendo um desempenho sofrível com várias rodadas e faltando doze voltas abandonou a prova. Com a corrida se aproximando do final e alguns pilotos com punições de tempo, só saberíamos o resultado após a bandeirada final.
Após a bandeira quadriculada ser agitada e as punições aplicadas o vencedor foi Luiz Felipe, na 2ª posição Antenor Balbinot e fechando o pódio Marcos Silva, Rafael Ramalho terminou em 4º, em 5º fazendo sua estreia na Reality Raul Silva conduzindo a Williams e Gustavo Gallo fechou os 6 primeiros.
Com isso a liderança do campeonato está nas mãos de Marcos Silva com Antenor Balbinot em 2º e Anderson Totys em 3º. Após mais uma corrida excelente eu fico por aqui e junto de vocês aguardando a próxima etapa.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto do dia:
Não terminaram
Por Felippe Kiss.