F1 PROFESSIONAL SÉRIE ESPECIAL - ETAPA 18 - GRANDE PRÊMIO DE SINGAPURA - SEASON 03
Matheus Leão faz corrida de recuperação perfeita e vence GP De Singapura
Olá caros amigos da RealityXP, no dia 02 de outubro tivemos a realização do GP de Singapura, corrida noturna, e assim um desafio diferente para os pilotos. Esta foi a décima oitava etapa do campeonato Formula One e-SPORTS RXP Professional Série Especial. A classificação ocorreu em sessão única e Tony Peterson de Ferrari fez a pole com 1:36,540 sendo 6 décimos mais rápido que o 2º colocado Wandaick Emanuel de RedBull, Otavio Deslandes abriu a segunda fila pela Alpine com Golmar Beppler de Mercedes em 4º, na 5ª posição Leo Sava à bordo da AlphaTauri e fechando a terceira fila Arthur Isaac com a outra Ferrari. O líder do campeonato, Matheus Leão, largou em último de Mercedes, e tentaria uma corrida de recuperação, Lucas Supremo também largaria do fim do grid.
A corrida teve seu início com chuva, o que deu um tempero há mais para essa etapa já complicada tanto pelo traçado quanto pela questão de visibilidade por causa do fator noturno. Durante a largada os pilotos se respeitaram bastante, com certeza pelo piso molhado ninguém quis estragar sua prova logo de cara, afinal seriam 61 voltas, ainda assim tivemos algumas trocas de posições. Lá na frente Tony Peterson e Wandaick saltaram na frente e não deram chances, lá no fundo Lucas Supremo e Matheus Leão largaram bem e iniciaram o processo de recuperação. Próximo de termos uma volta completada, Guilherme Melo bateu, quebrou o bico e foi para os boxes realizar reparos, e com isso Virtual Safety Car foi acionado mas logo saiu de cena e a corrida reiniciou.
Logo a chuva foi cessando e a dança dos boxes começou a dar uma embaralhada na corrida e na cabeça dos pilotos também, pois a dúvida de que momento parar surgirá. Entre os pilotos que decidiram ficar na pista mais um pouco estavam Otavio Deslandes, Arthur Isaac e Lucas Supremo, sim isso mesmo, Supremo ocupava a 3ª posição porém perdendo muito tempo em relação a Tony Peterson e Wandaick. E acabou não dando outra, Supremo resistiu o quanto pôde mas não foi páreo para Tony e Wandaick, o mesmo ocorreu com Arthur Isaac. Infelizmente para Lucas Supremo essa sua escolha de não trocar os pneus na esperança de que a chuva logo passa-se não deu certo, perto de fechar a volta de número dez ele rodou, bateu e saiu da prova, e com isso Safety Car na pista e uma chuva de pilotos indo para os boxes realizar nova troca de pneus, dessa vez todos calçando sapatinho para pista seca.
Otavio Deslandes diferente de Supremo teve mais sorte na mesma estratégia e ocupava a 1ª posição, Tony era 2º e Wandaick o 3º, Golmar vinha em seguida trazendo Consigo Leo Sava, George Silveira, Fabio Lopes, Arthur Isaac, Maurício Galli e Matheus Leão que apesar de estar ocupando a 10ª posição até o momento, viu seu concorrente pelo título bater sozinho. Com a saída do carro de segurança a corrida foi reiniciada, e o líder da prova Otavio Deslandes bem que tentou resistir aos ataques de Tony Peterson mas sua Alpine foi presa fácil para a Ferrari, agora Otavio estava na alça de mira de Wandaick e sua RedBull, e novamente tentou se defender, deu trabalho mas não conseguiu segurar Wandaick.
Na volta de número vinte e cinco a chuva voltou a dar as caras e novamente a dúvida de que momento parar surgiu, bem Wandaick seguiu na pista enquanto Tony se encaminhava para os boxes, entretanto, algo estranho ocorreu ou melhor uma batida estranha, Otavio encheu a traseira de Tony ambos se dirigindo aos boxes, pior para Tony que acabou rodando indo para fora da entrada dos boxes, tendo que fazer um contorno por assim dizer, e com isso caiu para a 8ª posição. E após tudo isso, Wandaick liderava com Otavio na sua cola e Golmar Beppler em 3º. Exatamente na metade da prova Carlos Merlin bateu e trouxe o Safety Car novamente para a pista e novamente os pilotos trocaram o sapatinho, dessa vez para o pneu de chuva pesada.
A corrida teve seu reinício na volta trinta e cinco e Golmar Beppler tentou fazer uma manobra espetacular e fez, o problema foi que momentos após patinou, quase perdeu o controle do carro e caiu para a 8ª posição. Tony Peterson foi mais uma vítima do piso molhado, enquanto tentava manobra para cima de Fabio Lopes, perdeu o controle do carro e foi para o muro, Safety Car na pista. Marcos Silva foi outra vítima em Singapura. Novamente os pilotos foram aos boxes e Matheus, após as paradas, tomou a 1ª posição de Wandaick que ficou em 2º e Leo Sava em 3º, e quem diria mais uma vez o Safety Car veio para a pista dessa vez por incidente com Arthur Isaac, restavam apenas 15 voltas para o final da prova mas à esse momento era bem plausível a corrida acabar por tempo ao invés de ter todas as voltas completadas.
E não deu outra, corrida movimentada que acabou no relógio e não nas voltas, onde o grande vencedor foi Matheus Leão mesmo após largar da última colocação, seguido de Golmar Beppler e Leo Sava. E com isso o líder do campeonato saiu de Singapura ainda mais na liderança, não somente pela vitória como também pela quebra de Lucas Supremo. Eu fico por aqui junto de vocês no aguardo da próxima etapa.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto do dia:
Não terminaram
Por Felippe Kiss.