MUNDIAL F1 SÉRIE B - ETAPA 11 - GRANDE PRÊMIO DA BÉLGICA - SEASON 04
Sobrevivendo em Spa
Olá amigos da RealityXP, foi realizada no dia 12 de Julho na Bélgica no circuito de Spa-Francorchamps a décima primeira etapa do campeonato Mundial de Fórmula 1 e-SPORTS RXP Série B no formato de leilão.
Em um GP da Bélgica com muitos abandonos, quem sobreviveu até o final deve se orgulhar. Dos 13 pilotos que terminaram a prova apenas Marcos Silva e Aquino fecharam sem punição. Após disputa, Cláudio Paulo roda e causa grande acidente que tira mais três da corrida. Em final calmo, Marcos vence mais uma colocando mais de 10 segundos nas Mercedes em desempenho igual, levando a Mclaren ao topo do pódio. Hugo Oliveira trava disputa roda a roda com Anderson Escobar e leva a pior. Rafael Ramalho larga de último e faz grande corrida de recuperação.
Hugo Oliveira x Anderson Escobar
Hugo Oliveira que fez a pole position de Red Bull vinha travando boas batalhas contra Leo Fera de Mercedes e Marcos Silva de Mclaren nas primeiras voltas, até que uma entrada do carro de segurança fez os três irem aos boxes na volta 6, Anderson Escobar de Aston Martin decidiu não parar e ficou a frente de Hugo na relargada, segurando até então um dos grandes favoritos para vencer a prova. Após a relargada, Hugo pressionou Anderson e foi pressionado por Marcos, o piloto da Red Bull tentou uma ultrapassagem arriscada para reassumir a liderança no terceiro setor, no entanto a tentativa falha do piloto cobrou o seu preço, após colidir levemente com Escobar, acabou perdendo o controle e parando no muro em questão de poucos segundos. Causando assim o término da promissora prova e mais uma entrada do SC na pista.
Com céu limpo a classificação ocorreu em sessão curta, onde, Hugo Oliveira com a Red Bull foi o mais rápido com o tempo de 1:43,292, apenas 0,125 milésimos atrás ficou Leo Fernandes a bordo da Mercedes, em 3º Marcos Silva conduzindo a McLaren, fechando a segunda fila Marcelo Aquino de AlphaTauri, abrindo a terceira fila Claudio Paulo em sua Alpine e no 6º posto Edy Santos a bordo da segunda Red Bull. A corrida teria seu início com um belo sol no céu e chance de chuva praticamente nula, e com a escolha de pneus livre para a largada tivemos um mix de compostos espalhados pelo grid. Na largada os pilotos brigaram mas não tivemos incidentes, bem quase, talvez Marcos Silva que diga-se de passagem largou muito bem ameaçando os ponteiros pode ter sofrido um leve toque e avariado a asa frontal e com isso a sua quase chance de tomar a dianteira foi frustrada e acabou caindo uma posição ficando em 4º, quem também fez uma largada excelente foi Claudio Paulo que pulou da 5ª para a 3ª posição, enquanto isso Hugo Oliveira e Leo Fernandes duelavam pela ponta, melhor para Leo, que na curva Les Combes ultrapassou Hugo e com isso ficou de cara pro vento, um pouco mais adiante Fayol Aguiar sofreu um toque e perdeu algumas posições caindo para a 17ª colocação, uma primeira volta movimentada quase sem incidentes, digo quase pois a caminho de abrir a segunda volta, Leo Carvalho em sua Haas sofreu um toque de Marcelo Luzia que era o 20º colocado até então, pior para Leo que acabou ficando para trás e teria que remar muito para se recuperar.
Segundo lugar com gosto de vitória
O segundo colocado no campeonato, Rafael Ramalho veio de Mercedes para tentar diminuir a distância para o líder Marcos, porém não foi bem isso que aconteceu. Logo no início da classificação Rafael bateu e garantiu o último lugar no Grid de largada. Largando de último, o piloto conseguiu se livrar de problemas na primeira volta e ganhar algumas posições nas voltas iniciais de prova. Com a ajuda de duas entradas do carro de segurança e muitos pilotos indo aos boxes, sua Mercedes já aparecia em quinto lugar na volta 10. Depois do início conturbado para muitos dos rivais, Ramalho seguiu a própria estratégia de fazer apenas uma parada e chegou na segunda colocação, atrás apenas Marcos Silva com quem disputa o campeonato de pilotos.
Logo no início do segundo giro Renan Mioto saiu da prova trazendo consigo um Virtual Safety Car que não ficou muito tempo ativo. Lá na frente Hugo Oliveira tomou a ponta de Leo Fernandes, enquanto Marcos Silva retomou a 3ª posição e se juntou aos ponteiros, mal sabiam os pilotos que toda a vantagem que construíram iria pelo ralo com a entrada do Safety Car provocada por um incidente com Leo Carvalho que abandonou a corrida, alguns competidores decidiram já realizar a troca de pneus indo para os boxes. - Não seria muito cedo?? - Afinal mesmo sob Safety Car ainda estávamos na sétima volta, bem mais adiante veremos quem fez a melhor estratégia. Com a saída do carro de segurança e o reinício da corrida, novamente os pegas voltaram a ocorrer, la na frente Anderson Totys liderava seguido por Hugo Oliveira e Marcos Silva, infelizmente na curva Blanchimont em uma disputa entre eles pela primeira colocação Hugo Oliveira acabou tendo um toque com Anderson, perdeu o controle de sua Red Bull e foi para o muro, fim de prova para ele e retorno do Safety Car. Com a corrida reiniciada bem que Anderson Totys tentou mas não conseguiu segurar Marcos Silva que tomou a 1ª posição. Leo Fernandes também passou Anderson que caiu para 3º. Claudio Paulo tentou ultrapassar Anderson mas se tocaram, quem levou a pior foi Claudio que ainda teve seu carro atingido por Caio Gil que não conseguiu desviar, fim de prova para a Alpine, nesse mesmo incidente tivemos mais vítimas, Fayol Aguiar que acertou em cheio Claudio e o mesmo aconteceu por parte de W Tokaia, assim totalizando 4 carros fora da prova em um único incidente. Não teve jeito, carro de segurança na pista, tudo isso e não chegamos nem na metade da prova.
Marcos continua abrindo distância
O líder do campeonato mostrou a todos o seu talento em Spa Francorchamps, já na classificação dava indícios de que brigaria pela vitória mesmo de Mclaren no desempenho real. Conseguindo largar na P3, pulou mal e chegou a brigar pela quarta posição na primeira volta, e depois de se firmar na terceira posição começou a brigar com Hugo e Leo Fera pelas primeiras posições. Indo para o box no momento certo acabou assumindo a liderança após o NC de Hugo na volta 9 e desde então levou a prova com calma e sem grandes sustos, com mais de 10 segundos de vantagem para Rafael e Leo que vinham de Mercedes. Com a vitória, Marcos chega a 380 pontos na tabela dos pilotos, 54 a mais que Ramalho que vem com 326.
E com esse SC, o terceiro do dia, os pilotos decidiram novamente ir aos boxes realizar mais uma troca de pneus, após algumas voltas o Safety Car se retirou e com os “sobreviventes” reunidos a relargada foi dada com Marcos Silva na liderança, Leo Fernandes em 2º e Rafael Ramalho em 3º, a corrida acabou ficando morna pois os pilotos acabaram abrindo mais de 1 segundo entre eles. Faltando 17 voltas apenas para o fim, poucas alterações no quadro de posições, Rafael Ramalho liderava, seguido por Marcos Silva, Marcelo Aquino, Leo Fernandes, Ana Júlia e Anderson Totys. Com a corrida se encaminhando para seu final Marcos passou a liderar após parada nos boxes de alguns pilotos, em 2º Rafael Ramalho com Leo Fernandes em 3º, até o momento eles que subiriam ao pódio.
E chegamos ao fim a corrida, após punições aplicadas o grande vencedor foi Marcos Silva, com Rafael Ramalho em 2º e fechando o pódio Leo Fernandes, seguido por Marcelo Aquino, Edy Santos e Anderson Totys. Corrida movimentada onde praticamente 1/3 do grid não chegou ao seu final devido à acidentes. Agora ficamos na espera da próxima etapa e com isso eu finalizo por aqui, nos vemos na próxima.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto do dia:
Não terminaram
Por Jorge Luis e Felippe Kiss.