F1 PROFESSIONAL SÉRIE A - ETAPA 10 - GRANDE PRÊMIO DA FRANÇA - SEASON 03
Sol forte e chuva marcam GP da França
Caros amigos da RealityXP, no dia 06 de Julho foi realizada a 10ª etapa do campeonato e-SPORTS - RXP - Professional - Série A no circuito de Paul Ricard, na França, sob um sol escaldante. Com um traçado que não propícia muitos pontos para ultrapassagem a classificação sempre é um fator importante, afinal, quanto mais a frente largar menos se complicará, e neste ponto quem se deu melhor foi Marcos Silva à bordo de sua Mercedes, marcando a pole com o tempo de 1:29,742, ao seu lado ficou Edy Santos, ficando apenas 0,084 milésimos atrás com sua RedBull. Abrindo a segunda fila Feliphe levando a McLaren a 3ª posição, resultado interessante, fechando a segunda fila Alan Cadu de Mercedes. Hugo Oliveira conquistou a 5º posição conduzindo a Ferrari e logo atrás Rafa Almeida de McLaren fechando a terceira fila. Destaque para Jefferson Marchi que levou a Williams à 9ª colocação.
Assim como no qualify, a corrida começou com sol forte, trazendo um desafio para os pilotos. Cientes da situação climática, talvez tenha sido por isso que sete dos dez primeiros colocados optaram pelo composto médio no Q2, e assim conseguirem esticar esse primeiro stint com o carro pesado. A largada ocorreu sem incidentes, com os pilotos se respeitando e evitando contato desnecessário. Com as voltas se passando, algumas brigas por posição foram ocorrendo, a mais interessante com certeza entre Marcos, Feliphe e Edy Santos, os 3 primeiros permaneceram juntos sem permitir que alguém se desgarra-se, e assim foi até o momento em que Edy foi traído pela conexão e caiu para o 5º lugar, uma pena, seu azar maior aconteceu após reconectar, seu DRS não funcionava, e ele não foi o único traído pela internet, Rafael Ramalho também sofreu com a conexão.
Após a 15ª volta, começaram as paradas nos boxes, mal sabiam os pilotos que na volta dezenove um Safety Car seria acionado por um acidente com Rafael Ramalho, ainda no período de SC, Leo Fernandes foi desqualificado por ultrapassar o Safety Car. Na relargada Feliphe fez de tudo para que Marcos não desaparece-se na frente, e obteve sucesso, e com isso protagonizaram uma volta sensacional lado a lado por algumas curvas, fazendo valer o composto de pneu macio, Feliphe conseguiu a ultrapassagem sobre Marcos que optará pelo composto médio. O que os pilotos talvez não contavam é que apenas algumas voltas após pararem a chuva viria, logo o céu escureceu e trouxe com ele o medo e incerteza de qual seria o momento adequado para realizar a troca de pneus.
Marcos sentiu na pele que o momento para realizar a parada tinha chegado quando sozinho escapou e bateu forte, mas deu sorte o dano não foi terminal e conseguiu levar seu carro aos boxes para consertos e troca de pneus, estranhamente uma volta após sua parada, Marcos novamente foi para os boxes. Edinei Urso também provou como o piso molhado pode ser traiçoeiro e também rodou sozinho, porém teve mais sorte que Marcos e não bateu, entretanto em sua parada Edinei colocou novamente pneus médios e usados. - Como assim??? - Certamente os mecânicos da RedBull fizeram estágio na Ferrari ou Williams para esta corrida rs, infelizmente Edinei teve que retornar para os boxes e enfim colocar o composto intermediário, e com isso teve sua corrida muito prejudicada.
A corrida ficou morna com pouca briga, a diferença entre muitos dos pilotos superava mais de 1 segundo, enquanto isso Marcos começou a remar e recupera posições. Então tirarei um tempo para fazer alguns comentários pontuais, citarei Jefferson Marchi, que figurava entre os 10 primeiros a bordo de sua “potente” Williams, desempenho bem interessante até porque tivemos apenas 3 desistências, Daniel Requena, Rafael Ramalho e Leo Fernandes. Voltemos para a corrida. A McLaren surpreendia e estava com seus carros nas posições um e dois, com Feliphe e Rafael Almeida, porém este muito ameaçado por Alan Cadu a bordo de sua Mercedes.
A 7 voltas do fim, com a chuva diminuindo e o DRS sendo liberado novamente, alguns pilotos arriscaram e decidiram fazer a parada nos boxes e trocaram os pneus para o composto macio, outros os seguiram. Em disputa ferrenha Alan Cadu acabou rodando e momentos após foi a vez de Hugo Oliveira fica na contra-mão. Marcos que teve azar no início, mostrou-se capaz de se recuperar, e foi escalando o pelotão até colocar em sua alça de mira a McLaren de Rafael Almeida que tentou mas não foi páreo para Marcos a bordo de sua Mercedes e com isso ia destruindo as chances da equipe britânica de fazer a dobradinha.
A 7 voltas do fim, com a chuva diminuindo e o DRS sendo liberado novamente, alguns pilotos arriscaram e decidiram fazer a parada nos boxes e trocaram os pneus para o composto macio, outros os seguiram. Em disputa ferrenha Alan Cadu acabou rodando e momentos após foi a vez de Hugo Oliveira fica na contra-mão. Marcos que teve azar no início, mostrou-se capaz de se recuperar, e foi escalando o pelotão até colocar em sua alça de mira a McLaren de Rafael Almeida que tentou mas não foi páreo para Marcos a bordo de sua Mercedes e com isso ia destruindo as chances da equipe britânica de fazer a dobradinha.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto do dia:
Não terminaram
Por Felippe Kiss