MUNDIAL F1 SÉRIE ESPECIAL - ETAPA 04 - GRANDE PRÊMIO DE ÍMOLA - SEASON 04
O mais alto nível
Mesmo com o lastro invertido (o líder do campeonato usa o pior carro e o lanterna usa o melhor), a diferença de pilotagem ficou clara nesse GP de Ímola onde tivemos Mateus Leão chegando em segundo lugar de Williams e apenas uma Red Bull no top5.
Tivemos de tudo nesse Grande Prêmio da Emília Romana, classificação de volta única, corrida Sprint, início com chuva forte e antes mesmo da metade da corrida, pista seca novamente. Em uma montanha de acontecimentos, Cipriani foi o mais rápido do final de semana, dominou as duas classificações e apesar de não ter iniciado bem na chuva, fez uma boa recuperação para dominar mais da metade da corrida e ganhar com sua Mclaren.
Leão é o novo líder
O piloto vinha bem no campeonato e veio para o circuito de Ímola com uma Williams, conseguiu se manter no meio do pelotão na classificação e aproveitou bem a chuva para se projetar a frente logo de cara, viu o antigo líder Otávio Deslandes bater sozinho de Haas e ficar fora do GP, o piloto vinha a frente dos dois principais rivais Wandaick e Leão. Mateus não deu chances aos adversários, por muitas vezes figurando nas primeiras posições, contou com um ritmo consistente e entradas pontuais do Safety Car na pista para se manter a frente, sua pilotagem limpa a corrida inteira lhe tendeu frutos, o piloto passou na quarta posição mas pulou para segundo lugar devido as punições dos adversários. O resultado deixa o jovem experiente piloto na liderança do campeonato de pilotos com 122 pontos, 11 pontos de vantagem para o segundo colocado Wandaick Emanuel.
Carro forte nem sempre é suficiente
Os 4 últimos colocados vieram com as equipes Red Bull e Mercedes, mas apenas um piloto conseguiu um bom resultado. Rafael Hulk foi bem na classificação, na chuva e no seco, disputou a vitória até o final e conseguiu passar em segundo lugar, mas por tentar extrair tudo do carro acabou se enrolando com punições e fechando na P4. Já Nando Kamers (Mercedes), Well (Red Bull) e Caio Gil (Mercedes) não conseguiram bons resultados. Os três pilotos fizeram classificações apagadas e corridas mais ainda, o maior destaque foi de Caio Gil que já não vinha fazendo uma boa prova quando bateu no primeiro setor e causou uma entrada do carro de segurança na volta 50.
Nando terminou em nono lugar com 6 segundos de punição e Well ficou em décimo primeiro, sendo o segundo piloto com maior tempo de punição, conseguindo 15 segundos por cortes de curvas, atrás só de Fábio Freitas que acumulou 21 segundos.
Como esses pilotos irão se recuperar desse início de campeonato ruim e mais uma corrida desastrosa? Cabe a suas equipes orientarem e incentivarem os pilotos que têm potencial e muita gasolina para queimar ainda. Será interessante acompanhar o desenvolvimento desses pilotos ao longo do ano!
Cipriani finalmente vence
O piloto da Ferralfa finalmente conseguiu uma vitória, ele já vinha se mostrando muito rápido, mas, sempre faltava algo, esperar uma curva a mais para ultrapassar, não tomar punições ou acertar a estratégia. Dessa vez não teve como parar Tiago Cipriani, foi o mais rápido nas duas classificações e apesar de ter iniciado mal na chuva, compensou com sobra quando a pista secou, disputou com Rafael Hulk que estava de Red Bull até o final e conseguiu finalmente uma vitória no Mundial Série Especial 2022. Cipriani chega a 84 pontos no campeonato de pilotos, ocupando o quinto lugar na tabela, sua vitória da uma leve folga de 7 pontos de vantagem para a AstonHaas que ocupa a terceira colocação na tabela de construtores, enquanto a RedTauri dispara na ponta a Ferralfa vem se saindo melhor entre as demais equipes e está em segundo lugar até o momento.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto do dia:
Não terminaram
Por Jorge Luis