MUNDIAL F1 SÉRIE A - ETAPA 02 - GRANDE PRÊMIO DA ARÁBIA SAUDITA - SEASON 04
O Muro é o Limite
Atualmente Jeddah é o circuito de rua mais rápido do calendário na Fórmula 1, uma pista que não tolera erros a 300km/h e todos os pilotos que correm no Mundial Série A descobriram o quanto cada erro pode custar. Na segunda etapa do campeonato, tivemos a entrada do Safety Car seis vezes devido a batidas e destroços na pista, cinco abandonos e apenas quatro pilotos terminando sem punições, sem contar o número de paradas nos boxes para reparos de asas dianteiras.
Passeando pelos boxes
A aerodinâmica é uma parte muito importante da Fórmula 1, quem pilota, seja na vida real ou no virtual sabe que é quase impossível andar com a asa dianteira ou outra parte do carro danificada. Sendo assim, sempre que o carro é danificado os pilotos devem ir aos boxes para fazerem reparos e evitarem um acidente pior. E o que não faltou nessa corrida foram idas aos boxes para reparos, o líder da prova em paradas nos boxes foi Merlin, o piloto precisou ir aos boxes 8 vezes para trocar pneus ou asas dianteiras, o piloto que mais chegou perto de Merlin foi Macarvalho com 6 entradas. Alguns pilotos ficaram empatados com 5 idas e o que terminou em melhor posição com esse número de entradas no Pit Lane, foi Rafael Almeida que passou em décimo primeiro mas por não ter punições, pulou para quarto lugar.
BWO contra BWO
O piloto Feliphe que ainda está correndo com a ID da equipe BZK já foi confirmado na equipe BWO (Brawn Overall), venceu a corrida depois de fazer uma boa classificação com pneus médios e largando da quarta posição, o que não foi nenhuma garantia de corrida fácil para ele, com problemas caiu para o fundo do grid e precisou remar para voltar ao topo, com várias entradas do SC no final da prova ele aproveitou os erros dos adversários para passar Alan Cadu na última volta. Alan que também tentou fazer a classificação de volta única com pneus médios, conseguiu apenas a décima primeira posição no grid de largada, o piloto fez uma corrida limpa e assumiu a ponta do meio para o final da prova, estava muito bem até ser ultrapassado na ultima volta. Devemos lembrar que mesmo sendo pilotos da BWO, os dois competem por equipes diferentes nesse Mundial, Feliphe corre pela MacPine e Alan Cadu pela Ferralfa. Após se manter perto de “rival” quase toda a última volta, Alan não conseguiu brecha para colocar o seu carro lado a lado com o então adversário pela vitória, então partiu para uma estratégia mais ousada, tentou um mergulho na última curva do circuito, algo que fora esperado pelo piloto da Mclaren que fechou a porta, com a quase colisão dos dois “companheiros”, Feliphe venceu a prova e Alan amargou um segundo lugar. O movimento na última curva foi uma manobra arriscada e perigosa que poderia ter acabado com a corrida dos dois antes da bandeirada final, como ficará a equipe Overall depois desse incidente?
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Jorge Luis