MUNDIAL F1 PROFESSIONAL FÊNIX - ETAPA 19 - GRANDE PRÊMIO DO BRASIL - SEASON 02
Mais sete
Não sei como é aí no seu estado, mas no meu costumamos dizer que quando alguém conta alguma façanha que fez e a soma é o número sete, essa então passa a ser a “conta do mentiroso” - só não me pergunte o motivo -. Muito bem, em outras circunstâncias pode até ser, mas no caso de Matheus Leão o sete é um record, uma marca que ele bateu e tornou a refazer dentro de um mesmo campeonato, algo que acredito eu, não ver tão cedo. Portanto só existem verdades no nosso contexto, verdades tão escancaradas que vieram com um título antecipado e claro, a vitória no Brasil.
Sua prova foi de recuperação, mas não aquela recuperação sofrida e pedregosa, nada disso. Leão acabou tendo problemas na largada e precisou parar de maneira precoce para trocar o bico, com isso, Roldan acabou por assumir a ponta naquele momento. Nós sabemos o quanto Matheus é focado, e nessas ocasiões onde ele precisa escalar o grid vemos exatamente o mesmo comportamento do que aquele que exerce quando é soberano a frente, isso significa o mesmo foco, tranquilidade e uma competência enorme para manter o carro nivelado com relação aos desgastes em geral. Sendo um pouco exagerado, ou bem exagerado, é quase que uma escalada poética.
Com Golmar assumindo o lugar de Isaac por motivos de saúde, o nível da Red Bull se manteve alto, Golmar fez o que Arthur vinha desempenhando nas últimas etapas, foi um segundo colocado com bastante firmeza, do tipo que conquista a posição por ele mesmo, através das oportunidades que aparecem e não só pelos erros dos demais, podemos dizer que Golmar andou para caramba em Interlagos.
Quando Leão assumiu a ponta aconteceu o que já estamos acostumados a ver: uma distância abismal se abrir, daquelas onde o piloto toma um chá com bolacha (ou biscoito, como queira) no boxes antes de voltar, e claro, os problemas chatos que insistem em perseguir a Mercedes também ajudaram, problemas estes que grudaram no pé, uma desestabilização até estranha com Roldan e Léo, desde quedas de conexão até desempenhos mais fracos nas provas, estratégias que não encaixam muito bem, enfim, como eu já disse, eles são uma dupla fenomenal, mas se quiserem manter-se juntos terão de rever algumas coisas. Nesse contexto todo Matheus vai empilhando vitórias, abrindo marcas e se estabilizando como o grande nome de 2021.
Mais sete na conta, e é bem provável que ele possa aumentar esse número na Arábia Saudita.
Espanha, Mônaco, Azerbaijão, França, Áustria 2x, Reino Unido. INTERVALO Rússia, Japão, Portugal, EUA, Austrália, México e Brasil.
RESULTADO:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Mauricio Klippel