MUNDIAL F1 PEGASUS - ETAPA 14 - GRANDE PRÊMIO DE SINGAPURA - SEASON 03
Foi no foco, não no motor
Ninguém é melhor que Tiago Luz dentre as categorias que disputa. Ponto final. Não tem “mamãe não gosto”, é isso doa quem doer. Os outros pilotos estão fazendo tanta força para chegar a algum lugar que quando acontece a chance de mostrar um pouco mais, nem sabem o que fazer, “a mas ele vinha muito bem”, “a mas ele foi exuberante hoje”, a mas… nada, hoje, amanhã, daqui a três dias pouco importa, importa contexto, importa construção de performances num longo prazo, dedicação a nível de título, se não for assim a disputa é no meio da tabela e nada mais. Discutimos erros e acertos, mas, que fique claro: alguns erros tem justificativa e alguns acertos não te tiram do lugar.
“Mauricio, talvez ele nem queira estar em outro lugar”, bom, é por isso mesmo que eu volto a dizer: resultados esporádicos não servem de nada.
Parece que eu assisto uma corrida totalmente diferente dos demais, Tiago tem sido colocado no mesmo balaio de todos os outros e não importa quem chegue em 2º, 3º ou 10º, mas vem cá meu filho, vamos colocar as cartas na mesa? Com todo o respeito que me cabe aos pilotos e suas vidas que aqui não tem importância, minha visão está somente dentro da pista, vamos deixar claro que muitos deles chegam a frente porque algo de muito extraordinário os coloca lá, e como não são bobos nem nada eles acabam aproveitando. Mas então de forma alguma comparemos aqueles que se preparam, treinam, estudam, e gastam horas e mais horas de seus tempos debruçados sobre um volante para vencer um campeonato, com quem chega a frente por um golpe do acaso.
As coisas são muito diferentes. E por trás do diferente esteve outra vez o próprio Tiago, de Williams, num desempenho realista vencendo como poucas vezes vimos no circuito de Singapura. O nível que está hoje só pode ser igualado por Alan Daniel, nem o próprio Tássio que é um excelente piloto tem conseguido fazer alguma frente. Inclusive, Alan foi muito mal com a mesma Williams, quedas de conexão e escolhas erradas, bom, esses erros tem justificativa.
O foco total levou Tiago Luz a vitória que tinha tudo para não acontecer, ou seja, circuito horrível, cansaço pelo tempo exagerado de prova, a Williams que mais parece um Fusca e outros pilotos no encalço com carros melhores. A maturidade de Tiago em pensar num contexto de prova lhe fez analisar as possibilidades, respirar e segurar Ivanilson e sua Ferrari nas últimas 4 voltas de maneira absurda, e que antes havia sido Tássio e Tuta. Foi a prova inteira assim: pensa, respira, executa com calma, não tome punições e nem avisos, tome decisões certas e mantenha o foco. Tiago não é o gênio da lâmpada e nem reinventou a roda, mas no que se propõe a fazer não tem deixado pontas soltas.
Ele foi perfeito em Singapura, sem danos e erros, isso nos mostra a construção de um piloto que anda de cabeça na direção de vários títulos, então não cometemos mais o erros de colocar todos os competidores no mesmo saco porque literalmente não estão.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Mauricio Klippel