F1 CURTO LIGA BRAZUKAS ELITE - SEASON 01 - ETAPA 02 - GP DA ÁUSTRIA
Vitória da cautela
Esse GP da Áustria (Red Bull ring) mostrou que o grid está muito equilibrado. Menos de 1 segundo separou o 1º do 16º colocado na classificação. Se olharmos apenas para os 3 primeiros, a diferença foi de apenas 64 milésimos entre líder e 3°colocado. Já na classificação, os pilotos deram claros sinais de que a corrida seria eletrizante com muitas disputas e ultrapassagens. E, de fato, foi o que aconteceu. Antes de completar a primeira volta, San ganhou a posição de Vini e já colocou Maioni em sua alça de mira. Maioni não conseguiu sustentar por muito tempo, e San assumiu a liderança já na primeira abertura de asa (DRS). É meus amigos, como dizemos no paddock: havia começado a trocação.
San e Maioni duelando pela ponta deram chance para Vini e Feliphe se aproximarem. Estava formado o "trenzinho da alegria" na volta 7. Duas voltas depois, já eram 6 pilotos disputando curva a curva. Neste ponto da corrida, a diferença do líder ao 6° colocado era de apenas 3 segundos. "Minha Nossa", como diria o narrador.
O grande diferencial entre esses pilotos foi o momento da parada para troca de pneus. Quem conseguiu se sair melhor nesse ponto foi Pedro Raso, com um belo undercut, voltou a frente de Feliphe e Vini. Com o ritmo frenético que todos os pilotos desempenhavam, um erro poderia ser fatal. E foi. San acabou se envolvendo em um incidente com Pedro Raso e quebrou sua asa. Pedro acabou rodando e perdeu posições importantes.
Na volta 28, mais um caso polêmico. Vini e Feliphe recriaram, no virtual, uma situação idêntica ao incidente entre Perez e Leclerc na curva 5. A partir daí, Vini passou a andar cada vez mais forte, até assumir a 2ª colocação, faltando duas voltas para a bandeirada.
Pode parecer repetição, mas não é. A segunda etapa da categoria ELITE da Liga BRAZUKAS, foi decidida novamente nas punições. Evita-las parece ser a chave para a vitória nesse grid. E nesse quesito, Vini Bianchin vem dando aula. Com mais uma atuação consistente, Bianchin se aproveitou dos erros dos adversários para conquistar a vitória no GP da Áustria, no Redbull Ring. O piloto Maioni cruzou a linha de chegada primeiro, mas uma punição acabou tirando-o do lugar mais alto do pódio. Agora, são 2 etapas e 2 vitorias para a Laranja Mecânica de Vini. A pergunta que fica é: sua melhor qualidade é a experiencia para se aproveitar dos erros dos adversários ou é o piloto fora da curva a ser batido? Descobriremos em Singapura.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Allan Cataneo