MUNDIAL F1 PROFESSIONAL ORION - ETAPA 02 - GRANDE PRÊMIO DA ESPANHA - SEASON 02
Sem espetáculos, só o título importa
Algumas decisões precisam ser tomadas da maneira mais eficaz possível e num curto espaço de tempo, mesmo que isso venha a custar uma briga mais intensa ou o fim do êxtase na linha de chegada. A F1 tem dessas coisas e o Professional é longo demais para se pensar apenas no individualismo da vitória ou de como ela irá parecer aos olhos de quem assiste. O fato é que, para as equipes de ponta, que investem em seus pilotos, só o título importa, do contrário correriam de qualquer jeito. É totalmente compreensível a decisão tomada pela Red Bull de Tiago Luz e Feliphe Santos, afinal de contas a fase de Tiago é impecável e Feliphe tem sido um escudeiro e tanto, sem falar na regularidade das pilotagens.
Deixar “de lado” uma disputa final entre si, foi o melhor a ser feito naquele momento, agiram com a cabeça. A certeza de P1 e P2 já estava apostos, então porque não tentar ainda assim a volta mais rápida? A parada nos boxes dos dois frustrou os espectadores que queriam um embate, mas, os pontos são importantíssimos e os dois pilotos estão conectados sobre o que querem. Eles não fizeram a volta mais rápida, é verdade, mas a dobradinha foi fundamental para os objetivos do título tanto individual quanto o de equipe.
Outro ponto importantíssimo que tornou a decisão ainda mais acertada, foram os deslizes da Mercedes. Isso não é frequente, nem será, tanto Gabriel quanto Wesley querem ver sua equipe no topo, são ótimos pilotos, principalmente Constantino e mesmo que a fase não seja tão brilhante assim, eles estão tão vivos hoje, quanto estavam antes do Professional começar. São perigosos e postulantes diretos.
Constantino foi o 5º, não é nem de longe o resultado que gostaria, mas a recuperação em sair da última posição e cruzar a linha entre os cinco, isso sim, é isso o que deixa a Red Bull alerta, tanto que Arruda foi o 3º. Eles sabem da capacidade da Mercedes e vice-versa, não importa como se vença desde que seja limpo, as equipes trabalham bastante para sagrar-se vencedoras no fim do ano, então, não houve disputa acirrada entre Tiago e Feliphe, na Espanha, mas sim um jogo bem executado.
Isso tudo se condensa numa resposta organizada: jogo de equipe funciona para o longo prazo se bem executado. E assim foi. Somar através dos erros da Mercedes, esse é o pensamento da Red Bull. Enquanto der certo é preciso fazer.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Mauricio Klippel