MUNDIAL F1 FÊNIX - ETAPA 08 - GRANDE PRÊMIO DA ÁUSTRIA - SEASON 03
Cada vez mais líder
Tenho certeza de que você está de boca aberta vendo o desempenho monstruoso do menino Matheus Leão, e se não está, deveria estar, é o mínimo que eu espero (risos). Ser o líder da categoria mais difícil da Reality desde a primeira etapa e de lá não sair mais é um fato bem assombroso. Ele não venceu todas as corridas para estar no posto de líder, porém a regularidade é alta e a gordura somada às quatro vitórias lhe deixa confortável quando não foi tão bem, como o 10º lugar na Espanha e o 8º na França, que são seus piores resultados.
No caso dele não fizeram qualquer diferença.
Piloto vai e piloto vem, um vence hoje e outro amanhã, e não estou falando de qualquer piloto, e sim me referindo aos melhores, que andam uma babilônia na espreita de um vacilo substancial do pequeno Leão. O problema é justamente esse, mesmo que eles estejam vencendo quando a oportunidade surge, o que permanece depois lhes impede de chegar, ou seja, Matheus vacila muito pouco e os demais disputantes do título não conseguem vencer mais de uma vez. Acaba sendo muito esporádico e os pontos não são suficientes.
Isso chega a ser cômico, os pilotos da Fênix formam um dos melhores grids do país e eu estou falando que seus excelentes resultados não são suficientes para encostar em Matheus. De fato, não são, o menino está andando num nível absurdo ao ponto de deixar campeões para trás. A pista austríaca caiu como uma luva para a sua Red Bull, as suas estratégias e claro, a sua pilotagem. Andou bem no seco e foi mais rápido ainda no molhado, assumindo a posição que antes já era sua e que havia sido brilhantemente tomada por Nicolas Breno, mais um que fez chover andando de Racing Point.
Posso concluir que para vencer na Áustria Matheus Leão não precisou de nenhuma artimanha mirabolante, até porque seus adversário também não as usam, são talentosos demais para devaneios. A vitória veio mesmo na inteligência que hoje, junto de sua pilotagem de primeiro escalão, sobra e sobra muito, ele mantém um equilíbrio fortíssimo desde a primeira prova e pisa o mais fundo que pode. Não é exagero, 90% desse grid tem chances de alguma coisa, de vencer ou encerrar entre os 10 melhores entre os melhores, mas só 5% têm chances reais de título. Neste momento, Leão é a ponta dos 5%.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Mauricio Klippel