MUNDIAL F1 DRACO - ETAPA 07 - GRANDE PRÊMIO DA FRANÇA - SEASON 03
O merecimento de Golmar estampado na França
Prova difícil e de total superação, daquele tipo que revira completamente as expectativas dos pilotos e coloca os de cima para baixo e os de baixo para cima. No XP Cards, velho conhecido de todos nós, isso já é uma tendência mesmo em condições normais, e piora muito a vida dos pilotos quando um cenário como o do GP da França aparece.
“Piorar” significa dificultar, não arruinar, neste caso.
Por três vezes o carro de segurança deu as caras, a chuva surgiu forte e se foi, os grandes carros não figuraram a frente e entre tudo isso surgiu a primeira e enorme vitória de Golmar Beppler. Sim, grande vitória. A Racing Point é sem dúvida nenhuma um baita carro, a “Mercedes rosa” como é carinhosamente chamada, mas isso não o faz ser a própria. Largar em 18º então, nem a rosa, azul, ou verde teoricamente poderia colocar Golmar no pódio ou até mesmo vencer. O melhor é que a teoria não funciona muito na F1.
Passo a passo, seguindo seu instinto de piloto e as orientações do engenheiro Matheus Leão, as oportunidades foram aparecendo e Beppler aproveitando. Mercedes caindo com ritmos ruins, Red Bulls sem expressão, claro, acontece, de fato seus condutores não foram bem. Golmar destacou-se por toda a prova, com paciência, acertando as paradas e tirando o melhor nos stints de pneus, tanto no molhado quanto no seco, sem falar do controle que precisou estabelecer para não ser prejudicado pelas punições.
Pedro Raso, Spudinic e Tony. Excelentes pilotos com carros que são ruins e muito ruins dependendo da pista. Percebe a inversão de expectativas? Bom, A título de firmar a liderança, chegar em 5º com uma Williams é vitória para Pedro, não pode ser menos. Os pontos somados são valiosos demais com esse carro que dá dó. Tony com sua leitura de prova como sempre, entende o que pode fazer e como pode fazer. Ou seja, ele não se prejudica e nem os demais. 3º, de Renault. Spudinic foi a pedra no sapato de Golmar ao imprimir uma performance sensacional de Ferrari e assustar até o último sopro. 2º colocado. Mas acima de tudo ele vem fazendo um campeonato e tanto.
Dentre tantas dificuldades existentes para um piloto iniciar uma corrida, Golmar passou por todas: posição horrível de largada, carro ótimo, porém não o melhor, chuva e tempo seco, carros de segurança a rodo e claro, brigar contra os demais e contra as punições. Passou por todas com excelência, estampou seu nome na França com sua primeira vitória, o que lhe dá mais ânimo para continuar num campeonato difícil e longo com tantos nomes de peso.
Ainda há muito o que ser feito, mas pelo menos, já conhece o caminho.
CLASSIFICAÇÃO (XP CARDS):
RESULTADO:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Mauricio Klippel