MUNDIAL F1 FÊNIX - ETAPA 03 - GRANDE PRÊMIO DA ESPANHA - SEASON 03
Quando Kléber vira Samurai
A vitória significa um recomeço? Talvez, sinceramente acredito muito mais num “mini recomeço”, afinal, já o vimos construir coisas muito grandiosas depois de momentos piores, mas também não deixa de ser um suspiro de alívio depois de uma 5ª e 6ª posições nos GPs anteriores. Kléber é muito experiente e uma das melhores coisas que pilotos assim entregam é o jogo de cintura, olhar apurado sobre situações adversas. No caso dele, um dos grandes favoritos, ficar sem pódio por duas vezes e agora vencer num momento muito oportuno, não só lhe dá ânimo, como assusta os demais e lhe coloca na vice-liderança do campeonato.
Red Bull e Espanha formaram um ponto muito interessante de equilíbrio, e no momento da largada quando Kléber tem problemas e precisa escalar o grid, ele vira a chave, entende que aquele é o carro que tem e vira o Samurai que conhecemos. Os adversários são muito fortes, Matheus Leão pode não ter ido bem para os seus padrões, mas ainda é o líder. O XP Cards trata de emparelhar alguns pontos embora alguns não larguem com a satisfação nas alturas.
O Samurai não tinha escolha, era descer o sarrafo, passar o embolo inicial, ter paciência, passar mais uma galera do mal e aí sim, manter. Ou seja, fácil não é, principalmente porque Kléber está com zero assistências em seu cockpit, e até para ele isso dificulta. Foi uma vitória e tanto. Depois da volta 27 ele não perdeu mais a ponta, foi cuidadoso na chuva e frio no safety car.
Se tratando de Jorge Luis e Paulus, retornam ao pódio dois pilotos do alto escalão que por um tempo estavam longe dos resultados positivos, principalmente Paulus que teve uma queda de rendimento bem significativa de um ano para cá. Jorge é um menino de muito talento, piloto rápido para caramba, mas infelizmente num grid tão poderoso alguns terão de pilotar os carros que não são tão poderosos assim.
O uruguaio tem muita cancha, e com aquela condução ímpar que é de seu costume ele pilotou demais na Espanha, de último ao pódio, sensacional vê-lo andando bem assim. Paulus é o tipo de piloto que contribui muito com os demais, é uma espécie de líder, que todos respeitam. Enxergá-lo na parte de cima significa ter um ótimo exemplo de como se faz.
Pódio excelente. Jorge muito tranquilo, Paulos andando muito, e o Samurai sendo o que esperamos que ele seja apesar das dificuldades que sabemos serem evidentes a sua nova adaptação nas pista.
Sem mais, assim é que pilota.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Mauricio Klippel