F1 CURTO LIGA BRAZUKAS ELITE - SEASON 01 - ETAPA 03 - GP DE SINGAPURA
1, 2, 3 e contando
No futebol, quando um jogador faz 3 gols numa única partida, dizemos que ele fez o tão famoso “HAT TRICK”. A origem da palavra inglesa vem do críquete e data do ano de 1858, quando H. H. Stephenson anotou três eliminações do rebatedor em três arremessos consecutivos. E o termo origina-se do fato dos torcedores terem comprado um chapéu (do inglês, hat) de presente para Stephenson. Desde então, o termo passou a ser difundido por vários esportes. Sempre usado quando um atleta conquista uma trinca de resultados. Especificamente na Formula 1, o hat trick é associado ao piloto que faz a Pole, volta mais rápida e vitória em um mesmo GP. Porém, hoje vamos mudar um pouco isso, e vamos adaptar para o piloto que consegue três vitórias consecutivas. E o hat trick da ELITE BRAZUKAS/RXP vai para ele, Vini Bianchin.
O palco da terceira vitória consecutiva de Bianchin foi no circuito urbano de Marina Bay, em Cingapura. A noite vinha se desenhando sem dificuldades para Bianchin ao fazer a Pole Position com uma vantagem de seis décimos para o segundo colocado. Largar na frente em um circuito urbano e com tamanha vantagem dava a impressão de que Bianchin não teria problemas. Na Largada, Bianchin pulou forte e manteve a liderança, Pedro Raso largou mal e perdeu a 2ª posição para Allan Cataneo.
Com todo o ritmo que Bianchin havia mostrado no quali, parecia ser questão de tempo para abrir vantagem para Allan. Porém, muros são muros, e foi em um destes muros que bianchin danificou seu carro já na segunda volta. Bom para Allan, que se aproveitou e intensificou a perseguição, se mantendo colado até a parada nos boxes. Ambos os pilotos pararam juntos e Allan acabou ganhando a posição de Bianchin, que teve que trocar o bico. Daí em diante a corrida se desenhava para quem conseguisse negociar melhor com os carros que não haviam feito a parada
E foi numa disputa dessas que Allan acabou levando uma punição de 3 segundos. Nesta altura da corrida, Bianchin vinha cerca de 9 segundos atrás, precisando diminuir para 3 se quisesse ganhar mais uma. Para ajudar Bianchin, Spudinic, que vinha liderando após a segunda parada de Allan e Bianchin, brigou forte com Allan para manter a liderança, o que permitiu que a vantagem de Allan para Vini despencasse para 2.5 segundos.
Tendo ultrapassado Spudinic, a corrida de Allan era contra ele mesmo, minimizando erros ao mesmo tempo que precisava abrir 3 segundos para garantir a vitória. Na última volta, o ritmo de Allan apertou, e duas curvas para o fim da corrida, os 3 segundos de vantagem apareceram. Oscilando entre 2.987s e 3.031s, a corrida se desenhava para os últimos metros.
Ao fim das 31 voltas, Allan cruzou a linha de chegada em primeiro, porém, como já vem sendo tradicional nessa temporada, Vini Bianchin conquistou a vitória por 87 milésimos de vantagem devido a punição de Allan. Para completar o pódio, Rafael Ramalho se aproveitou de um excelente ritmo de corrida e um dano na asa de Spudinic para carimbar uma trinca da Scuderia Buteco Virtual no pódio.
Após 3 etapas, Vini Bianchin já abre uma vantagem de 53 pontos na liderança. Apesar de não ter cruzado a linha de chegada primeiro em nenhuma das três corridas, Bianchin se aproveitou bem dos erros dos oponentes. A pergunta que fica é: Alguém será capaz de quebrar essa hegemonia? Saberemos no próximo capítulo desta história, que será escrito no GP da Grã-Bretanha.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Allan Cataneo